Busca no Blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Teorias malucas de Fringe: O gato de Schroding, Peter está vivo ou morto?


Há várias teorias malucas em Fringe. Isso quem assiste já percebeu, mas apesar de loucas muitas dessas teorias são reais ou baseadas nelas. Uma das teorias mais malucas, a de universos alternativos, foi formuladas por físicos ( os físicos formulam cada coisa maluca, hein, que até parece interessante fazer matérias de física,  mas isso foi um engano para mim, já passei por muitos problemas ao fazer as diciplinas  obrigatórias de  física no minha graduação, levei bomba em uma, tive que fazer a prova final em outra,  e fiquei muito aliviada quando terminei todas as físicas,  e sinceramente não vi tanta coisa interessante, para mim era muito mais cálculos e fórmulas do que teorias).
Uma das bases da teoria de universos alternativos, vem da física quântica e um experimento mental, chamado  O gato de Schroding. Schroding quando o propôs,  queria desacreditar a indecisão da física quântica, mas no final das contas acabou alimentando diversas teorias. Ele propôs um gato em uma caixa, onde há um dispositivo com veneno que a cada hora pode ser ativado devido  a um estado de uma patícula subatômica, que tem chances igualmente de ocorrer ou de não ocorrer. Assim, com ninguém observando, a pergunta, o gato está vivo ou morto, é feita. Como  a partícula pode estar naquele estado ou num outro estado, ou melhor, pode estar nos dois estados ao mesmo tempo, sendo o estado 1, gato morto e estado 2 vivo, o gato está morto e vivo ao mesmo tempo. E isso é um paradoxo, Para Schroding, isso demostrava a falta de veracidade da mecânica quântica, já que o gato não podia está morto e vivo. Mas eis que surgem, outros físicos e outras análises também. Mas antes de prosseguir nelas, vou seguir com uma pergunta de senso comum, para que ficar debatendo se o gato esta vivo ou morto? Vamos abrir a a caixa e pronto, aí saberemos. Mas acontece, que nós, e tudo mais a nossa volta, somos, cada qual, um sistema macro, composto de partículas subatômicas, e o simples ato de abrir a caixa e observar o gato muda o sistema (passa a ser gato-caixa-observador) , e dessa forma poderemos modificar o resultado, e matar o gato, ou "salvá-lo".
 Quanto as teorias, uma diz que se abrirmos a caixa ( e mudarmos o sistema que tinha duas realidades), uma das probabilidades vai acontecer e anular  a outra. Assim nesse novo sistema, observador-gato-caixa, o gato vivo, anula o gato morto ou vice-versa e essa outra realidade deixa de existir prosseguindo apenas a que aconteceu.  Mas há outra também, que diz quando alguém abre, o sistema muda se dividindo em 2, observador-gatoMorto-caixa e observador-gatoVivo-caixa, e cada uma dessas existe, independente da outra, e sem a outra perceber. A teoria de universos alternativos, se opóia nisso, e estende essas possibilidades para todos os eventos que já aconteceram, estão acontecendo e vão acontecer. E assim isso dá uma quantidade gigantesca de realidades alternativas, não?
Os universos paralelos de Fringe se baseam nessa hipótese. No fim da primeira temporada, Walter tenta explicá-la (sem citar o gato, pelo que eu me lembre), inclusive ele desenha num quadro, um caminho, com várias opções de rotas, sendo que o que percorre as rotas são as escolhas, e cada  possibilidade cria umo novo universo, e dessa maneira todos os caminhos são percorrido. As cenas finais do último episódio da 1ª  temporada, dão uma imagem a isso, com Olívia dentro de um das torres gêmeas e Walter visitando o túmulo de Peter ( isso só falando da primeira, pois na segunda e terceiras temporadas ocorrem mais viagens  a esse universo, e se mostram até quadrinhos alternativos, hein?).  E falando de Peter, ele está vivo ou morto? Ao meu ver, ele é o gato, está vivo e morto ao mesmo tempo, e no mesmo universo!  Ha.Ha. Tudo porque "partículas subatômicas" ( no caso o Walter), enterrou o seu Peter aqui, e ultrapassou as realidades pegando o Peter ainda vivo de outro universo. O Walter nesse caso,  também é um observador desse experimento,  e interferiu no destino de Peter salvando-o, já que o Observador (o careca de terno preto mesmo) também interferiu no sistema ao observar o Walter do universo B (Walternativo) fazer uma cura para a doença  do filho. Lembro que eu já falei que  o simples fato de medir ou observar um sistema também pode interferir nele.
Quem gostou desse post pode se interessar por:Teorias Malucas de Fringe: Entrelaçamento Quântico,, Teorias Malucas de Fringe: Universos paralelos, qual é o seu universo preferido o do Walter ou do Walternativo , Teorias Malucas de Fringe: Viagens no tempo, Tulipa Branca é possível? , Teorias malucas de Fringe: Os números falados por Walter, a sequência de Fibonacci

10 comentários:

  1. Po legal que vc gosta de fringe e analisa a serie sob um ponto de vista cientifico.Eu sou muito fanboy da serie.

    Mas entrei no teu blog pra te mandar um link. é que vi teu comentario no mdm sobre o duro de matar e achei que tu ia gostar de ler esse post que eu escrevi:
    http://fantasiako2000.wordpress.com/2011/01/24/remakes-e-homenagens-ou-falta-de-criatividade/
    Se quiser add meu blog ai.
    aleu
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Bem, na realidade eu não tento olhar muito sobre o ponto de vista científico não. Mas sempre gosto dessas curiosidades e ler artigos desse tipo, ao ver Fringe, comecei a ler um pouco sobre os universos paralelos. Quanto ao seu blog, dei uma olhada lá e achei o seu post bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. adorei o post...
    e voue studar um pouco sobre essa teoria do gato...
    mas se o gato estiver observando, a particula não vai se comportar de modo diferente???
    ou o fato de estar escuro ja impossibilita a visão do gato e faz a articula se comportar em todos os estados???
    meu gato ta aqui do meu lado... e tem uma caixa aqui... (imaginação indo longe...)
    vou deixar a pagina nos meus favoritos e depois eu vu dar uma olhada no resto do blog...
    agora eu tenho qu fazer um trabalho de fisica (coincidencia incrivel....)
    gstei do post, parabens

    ResponderExcluir
  4. Obrigada. Bem eu nunca estudei física moderna, só li umas coisas acerca disso, mas a gente parte da suposição que gato faz parte do sistema então não acho que ele observar a partícula muda o sistema, já o sistema é ele e a partícula, um observador externo cheio de partículas subatômica, mudaria sim o comportamento, pois mudaria o sistema. Sim, volte ao blog sim, tenho planos de escrever mais coisas relacionadas a ciência de Fringe.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh agora to começando a entender. Vou pegar essa temporada que eu nao assisti por nao entender. Beijos Cintia, e breve estaremos bebendo em BH e discutindo estas coisas malucas
    Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem não sei em qual temporada você parou, Jéssica. Mas Fringe realmente vale a pena (haha, pelo menos para mim), Fringe é um vício meu, paixão. Em breve então discutiremos essas e outras coisa em BH.

      Excluir
  6. Poxa, essa teoria do gato dá "nó na cuca" hehehe

    Lembrou-me outra, a de que seria possivel uma mesma particula passar por DOIS buracos paralelos, ao mesmo tempo. Tinha a ver com um espelho ou algo assim...

    E lembrou-me também outra, a de que seria possivel teletransportar fotons. Como saber se o foton que chegou é o mesmo foton original??? Ou simplesmente um novo foton, diferente?

    Ainda bem que não vou pagar fisica na universidade... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, realmente essa história do gato é bem confusa mesmo, mesmo já tendo escutado há muito tempo, não entendo certas coisas dela haha. Mas até que eu gostaria de estudar isso na faculdade, ou melhor só as teorias sem muitas provas baseadas em cálculos e resoluções de problemas númericos, pois foi isso que eu vi na faculdade basicamente, já que nas disciplinas teóricas que fiz não tinha física moderna, era mais cálculos, comprovação em cálculos, e etc. O máximo que eu vi foi umas experiências bizarras em laboratório, que eu não entendia muito bem, já que na minha grade não tinha a teoria das experiências, mas até que isso foi legal, pois os resultados eram intessantes e os aparelhos pareciam vindo de filme de ficção científica. Haha.

      Excluir
  7. Uma coisa que eu nunca vi uma explicação satisfatória para esse assunto é: por que os cientistas admitem a possibilidade de o gato estar vivo e morto ao mesmo tempo e não apenas "está vivo ou morto mas somos incapazes de saber qual das possibilidades aconteceu"? O que aconteceria se fossemos capazes de observar o resultado sem interferir no sistema (supondo que tenhamos visão de raio x, por exemplo)?

    ResponderExcluir
  8. Para responder essas e outras questões assistam no YouTube as palestras do professor Helio Couto.

    ResponderExcluir