Busca no Blog

domingo, 20 de março de 2011

Clássicos do Batman: A piada mortal


"Assim, quando você estiver dentro de um desagradável trem de recordações seguindo para lugares do seu passado onde o grito é insuportável... lembre-se da loucura. Loucura é a saída de emergência." (Coringa)

Não sei direito por que estou escrevendo sobre essa história, ela é uma das mais famosas, foi feita por Alan Moore,  diversas pessoas já escreveram a sua opinião sobre ela, a maioria dos que leem quadrinhos/e ou gostam do Batman já leram, não sei se é a falta de assunto, a vontade de escrever sobre um dos meus personagens preferidos, o detalhe de eu gostar dela  e dela ter tido repercusões na cronologia do Batman, mas o fato é que eu vou dar minha opinião sobre "A piada mortal".
O Coringa é meu vilão preferido do Batman, em grande parte pelos traumas que ele consegue causar em Bruce Wayne. Dos vilões qual é aquele que gosta de atingir as pessoas próximas ao héroi? Que "matou" o Robin? Que deixou a Barbara Gordon (BatGirl) na cadeira de rodas? Que diversas vezes esteve muito próximo de ser assassinado pelo Batman, que normalmente recua para não se tornar aquilo que quer combater. Sim é o Coringa e ele gosta de fazer isso, ele realmente gosta de atingir o héroi de forma bem perversa.
A piada Mortal é justamente uma das histórias em que ele atinge o Batman atraves dos seus aliados, é a história em que ele deixa a Barbara paraplégica e tem quadros e falas memoráveis e famosos, como o do interrogatório do Coringa (um falso Coringa). 
A história começa com o Batman indo ao asilo Arkan para conversar com o Coringa, só ele percebe que quem ele está interrogando é um farçante, pois o verdadeiro havia fugido e  o héroi começa a sua busca pelo vilão . Em contrapartida, o Coringa "compra" um parque de diversões abandonado, vai a casa do Comissário Gordon, atira em sua filha Bárbara, e sequestra o comissário. Antes de levar Gordon, ele ainda tira fotos de Bárbara nua, em posições de estupro. A sua idéia é enlouquecer Gordon, provar que um homem comum pode ficar louco, só precisa de um "dia" ruim para isso. Assim, ele faz Gordon andar pelo seu parque nu, cercado por artistas de circo, e o faz passar por situações humilhantes e "enlouquecedoras", mostrando incluisve as fotos da sua filha nua. Na história também é  mostrada uma versão da origem do mais famoso vilão do batman.
Essa revista é bem desenhada e é ótimo ver os olhos dos personagens, gosto especialmente do olhar de Barbara Gordon, quando está no hospital durante a sua conversa com o Batman. O olhar do coringa ao sair do tanque de substâncias químicas também é destacado e interessante.Há ótimas falas, gosto principalmente das do Coringa, a sua teoria sobre a  loucura, o seu diálogo com o Batman, com o Gordon. 
Há algumas partes do filme Cavaleiro das Trevas que me lembram a piada mortal(eu li a revista antes do filme): lá tem o interrogatório, a idéia de que qualquer um pode enlouquecer ( apesar de que no filme ele consegue, na história não), a estratégia de  atingir alguém através de pessoas próximas, o fato do Coringa querer provar uma teoria sua. A parte do Coringa no filme,  me parece muito com o Coringa de A piada mortal, em ações, em ideologia, em falas, é tudo muito parecido, e ao meu ver aquele coringa teve a sua grande inspiração no Coringa dessa história.
Bem, essa é uma das histórias mais famosas do Batman, é bem construída, com uma boa idéia e bons desenhos, e além de tudo é curta, dá para ler com menos de um hora, a versão que eu tenho por exemplo tem menos que 50 páginas. Não é muito difícil de encontrar, existe mais de uma edição no Brasil, e já vi ela em coletâneas de histórias como os grandes clássicos DC de Alan Moore. Quem ainda não leu, o que está esperando? Essa eu recomendo com certeza.

2 comentários:

  1. Opa! o que me lembra, comprei uma revista do batman em um sebo de SP setembro do ano passado para você e tá até hoje aqui! Praticamente não tô indo a BH, então próxima vez que eu passar aí vou dar um jeito de deixar com o Marcone.

    Ratinho.

    ResponderExcluir
  2. Por que com o Marcone, hein?
    Da próxima vez deixa comigo mesmo, ele mora em BH tanto quanto eu, não?Da próxima, me chama para fazer alguma coisa, sumido, lembra de avisar que ta vindo para cá. Faz tempo que eu não te vejo, aproveita e conhece o novo apartamento que to morando, é perto do centro e da rodoviária.

    ResponderExcluir