Busca no Blog

domingo, 5 de junho de 2011

Impressões da Primeira Temporada: Nikita

 Eu sou uma grande fã da série La Femme Nikita, e já escrevi diversos posts sobre ela, na realidade o mais popular do blog é justamente La Femme Nikita.  Ano passado comecei a ouvir boatos sobre uma remake da  minha série preferida, comecei a procurar notícias, a ver  fotos e vídeos na internet,  a nova série foi chamada de Nikita. Bem, é verdade que eu não esperava muita coisa, mas eu assisti o piloto,e ele me surpreendeu,  pois tinha uma qualidade acima do que eu imaginava ao ver as promos, escrevi até um post com as minhas impressões do primeiro episódio: A nova Nikita. Voltando ao presente, a primeira temporada de Nikita já terminou de ser exibida há algum tempo, e a série, ainda bem,  vai ter uma segunda temporada.
Não sou aquele tipo de fã que passou a odiar Nikita pelo fato dela ter pegado o nome de alguns personagens, além de algumas idéias, e ter feito uma trama que não seguiu a história da primeira, e nem utilizou os seus atores. Gosto do gênero de espionagem, e Nikita é uma série desse gênero, e diga-se de passagem muito boa, e além de tudo é ótimo ver esse universo com alguns nomes (de personagens, organizações e etc) que eu conheço há algum tempo.  Para mim, é como se LFN(que marcou a minha adolescência, e continua como minha série favorita), e não é tão conhecida como deveria ser, recebesse uma homenagem. Além de tudo sei que algumas pessoas  assistiram LFN por causa de Nikita. Pegaram o caminho inverso ao meu, ou seja, a nova série deu uma visibilidade a La Femme Nikita(que merece realmente ser descoberta).
Assisti a  primeira temporada completa, e assim como no piloto, me surpreendi muito com a temporada toda. Eram tantas reviravoltas, haha. Não esperava tanto da série.  O piloto começou bem, e no decorrer dos outros episódios, a qualidade da série foi aumentando, com uma trama amarrada, cheia de reviravoltas, aquela ansiedade para ver o próximo episódio, todos aqueles fatores de um excelente seriado estavam lá. Considerando mais ainda a segunda metade da temporada, era um episódio de tirar o fôlego após o outro.
Após o primeiro episódio, a trama da série continua com Nikita lutando contra sua antiga organização Division. A recruta Alex(a agente infriltada de Nikita, que quer vingar a morte dos pais) passa informações para ela e a ajuda diversas vezes e ao mesmo tempo, tem que se livrar das suspeitas e se tornar uma agente da organização (Nikita ajuda Alex a se manter na Division também). Michael , personagem que em LFN, era bem frio (e algumas vezes quente também,haha), eficiente e com intenções e ações que pode-se dizer eram no mínimo dúbias, se mostra bem bonzinho nessa série, alguém bem integro, e assim como na série antiga, há  aquela tensão sexual com a protagonista. Amanda faz o papel da Madeline, e se torna uma vilã,  igualmente interessante, que eu comecei a admirar. Percy como chefe da organização, que sempre parecia  perder se mostra mais esperto do que aparenta no final. Fugindo um pouco dos personagens, há um outro elemento que também merece ser falado, a utilização de flashbacks( para explicar motivações dos personagens, acontecimentos atuais e etc) é algo constante em todo o primeiro ano, e na maioria das vezes é bem aproveitado surgindo assuntos bem providenciais. Veja o excelente episódio Alexandra, por exemplo.
 Até a metade da temporada, a trama estava interessante, mas seguia um padrão de Alex tentando se tornar  agente e Nikita impedindo os planos de Percy. A grande virada veio no episódio em que Alex consegue finalmente virar uma Agente, passando a morar fora da Division. Tudo parecia estar perdido, a agência parecia próxima de descobrir que Alex era agente dupla, mas ela e Nikita conseguem encobrir isso, de uma forma que foi até certo ponto dolorosa para Alex.
Pode se dizer que esse episódio dividiu a série em duas fases e foi digno de um final de temporada. Após esse, vários episódios cheios de tensão, mistério, reviravoltas e finais igualmente dignos de fim de temporada aconteceram. As coisas pareciam andar rápido demais, o que acontecia num episódio, e que parecia ser o início de uma história a ser seguida mudava completamento no capítulo seguinte.
Com Alex do lado de fora, a comunicação entre ela e Nikita ficou mais fácil. Mas o jogo não foi tranquilo para as duas. Pelo contrário, elas tiveram bem mais dificuldades para manter os disfarces. E além disso, há  o problema com as caixas pretas de Percy que as impediam de acabar de vez com a Division. Ou seja houve muitas jogadas nessa fase. Muitas surpresas. Gosto especialmente do episódio em que Michael mostra que ele, além de protetor, é também um bom investigador e descobre o esconderijo de Nikita. Esse para mim, foi o episódio que me deixou mais tensa, e seu final foi o que me deixou mais ansiosa para ver o próximo.
Nos últimos episódios da temporada, o clima continuou num ritmo frenético. E eu cheguei a pensar, eles estão queimando cartuchos demais, e não terão uma trama para próxima temporada. Nessa época ainda não haviam confirmado a renovação, assim pensei, a história acaba aí. Mas engano meu, o final da série foi muito bom, finalizou a primeira ou talvez até uma segunda fase de Nikita. E deixou um gancho e um bom início para uma próxima etapa da série.
Para quem está ainda está com um pé atrás com Nikita, deêm uma chance, a sua primeira temporada fez por merecer. E o fato dela passar na CW, que é um canal pouco prestigiado, com a  maioria da sua programação orientada para adolescente e com uma audiência média baixa, inclusive a da própria Nikita, não atrapalhou a sua qualidade. A primeira temporada foi excelente, uma das melhores surpresas em questão de série que eu tive em 2010/2011. E para quem gosta do primeiro seriado, as vezes dá para perceber uma cena parecida com alguma da antiga, uma homenagem na minha opinião,como a de Nikita na CIA, onde ela foge pela saída de lixo no último episódio, uma fuga que a Nikita loira fez no primeiro episódio  de La Femme Nikita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário