Busca no Blog

domingo, 15 de janeiro de 2012

Batman: Ano um (Animação e Quadrinhos)

 Muitas pessoas elegem Batman- O cavaleiro das trevas (The Dark Knight  returns) de Frank Miller como a obra prima do Batman,  e até a melhor história do autor. Concordo com a noção de que essa história foi bem importante para o Batman, pois ela  é como um marco, onde o personagem voltou com suas tramas ( e desenhos) mais sérias e sombrias, já que na época ainda havia resquícios da série dos 60 nas HQs do héroi. Mas em questão de preferência, eu nunca gostei dessa história, não sei exatamemente por que, mas  não achei tudo isso da trama, na verdade a minha história preferida do Frank Miller (com o Batman) é outra, que também foi lançada nos anos 80 com o objetivo de reformular  o héroi,   Batman: Ano um.
Ano um não foca exatamente a origem do personagem, pois não mostra os seus longos anos de treinamento para se tornar Batman. E sim como diz o nome, o primeiro ano de Bruce Wayne como o héroi. A narrativa é sobre aquele ano. Para se ter uma idéia o trauma de infância que o impulsionou a  se tornar Batman é colocado apenas como um flashback num momento de delírio. A história começa com Wayne aos 25 anos voltando a Gotham, depois de anos de treinamento, ele quer cumprir a sua promessa e lutar contra o crime na cidade. Em paralelo,o Tenente James Gordon se muda e começa trabalhar na cidade, prometendo dar o melhor de si,  e encontra um departamento de polícia envolto na corrupção, com uma cidade violenta, suja e igualmente corrupta.
A trama tem como foco principal os dois personagens, e as histórias dos dois são igualmente importantes.  Bruce começa a cumprir a sua promessa, e tem até uma primeira ação desastrada sem o seu "uniforme", sendo que após isso ele chega a conclusão de que precisaria de uma elemento teatral, algo que causasse medo nos criminosos, e um morcego entra pela janela, fazendo com que ele decida se tornar o Batman.  Gordon tem uma esposa grávida, e sendo um homem honesto, acaba se tornando um empecilho para os poderosos corruptos de Gotham. Assim, ele precisa enfrentar a corrupção, ameaças e até chantagens, e ainda dar o melhor de si. Ele também começa a ter um caso com uma colega  (Sarah, que bem depois dessa época, acaba se tornando a sua segunda esposa), e essa informação nas mãos dos outros acaba sendo um elemento dificultador em sua vida.
Outros personagens conhecidos também aparecem na história, como Selina kyle,  a mulher-gato, sendo mostrada como uma prostituta de personalidade determinada, que decide mudar de vida, faz uma fantasia e se torna uma ladra.  Harvey Dent (o promotor que depois se torna o Duas-Caras), não aparece muito, mas é mostrado como aliado na luta de Batman contra o crime e corrupção. E há alguns mafiosos como Carmine Falcone e sua família.
 Os desenhos são feitos de forma mais realista, sem músculos exagerados e coisas do tipo, algo bem interessante. A narrativa , com a "visão" dos dois personagens, é ótima,  e a história se tornou  referência para o Batman. Quem quer saber como foi o início do personagem, Batman: ano um é obrigatório. Os seus acontecimentos fazem parte de cronologia (oficial) do héroi, sendo esse, de todas as histórias escritas dessa fase,  o "verdadeiro" ano um do personagem. E a história realmente é muito boa.
Em 2011,  seguindo a tendência dos últimos desenhos da Warner/DC (que tem se inspirado nas HQs)  foi lançada uma animação de Ano Um. E foi feito com uma incrível fidelidade, dos desenhos à história, tudo é quase igual aos quadrinhos. Isso tem  vantagens e desvantagens. A  história foi respeitada, é ótimo ver a sua narrativa e os belos quadros da revista em movimento, como as cenas de Gordon em casa com a esposa grávida dormindo, ou a em que Bruce Wayne se lembra da morte dos pais. Eles conseguiram transpor essas partes quase exatamente como eu me lembrava. E não foram só essas que foram feitas assim. Isso é muito bom. O lado negativo é que realmente não há novidade, para quem já leu a história diversas vezes, como eu, dá para saber exatamente o que vai acontecer e como será mostrado.
Como curiosidade algumas coisas que acontecem nessa história foram colocadas nos últimos filmes do Batman (os de Christopher Nolan). Em Batman begins por exemplo, o final onde Gordon fala de um novo vilão e mostra uma carta do Coringa, é o mesmo em Ano Um. E também  há a cena em que Batman usa uma quantidade enorme de morcegos para fugir dos políciais. Sem contar é claro a polícia corrupta, mafiosos e vários outros personagens em comum. Em Cavaleiro das Trevas, Nolan ainda colocou uma cena similar a Ano Um onde Batman salva o filho de Gordon.
Ano Um é uma ótima história,  não é longa, e não demanda muito tempo de leitura. A animação é bem fiel aos quadrinhos, o que faz com que ela tenha uma excelente trama e imagens realistas e impactantes. Para quem ainda não teve contato, eu realmente recomendo ler os quadrinhos  e ver o filme. Embora fica a critério de cada um, se prefere ler ou assistir, mas para mim foi bem interessante fazer os dois, afinal esse é um dos clássicos de Batman.

8 comentários:

  1. Eita, deu até vontade de reler a HQ (mas por falta de tempo não posso fazer :( ). Realmente é uma narrativa bem interessante principalmente por mostrar o Ano Um de alguns personagens e não apenas o Batman, como você disse também vemos as dificuldades que Gordon passa ao chegar a Gothan e ter esse novo, e grande, desafio pela frente, tendo que enfrentar não apenas os criminosos como também a própria força policial para buscar alcançar os padrões que ele gostaria de ver na corporação.
    Mas eu também sou um grande fã do Batman: The Dark Knight Returns, uma leitura bem intensa, com muitos pontos que nos deixa simplesmente espantados pela força de vontade do Batman, e o primoroso embate entre ele e o Superman, que a meu ver foi realmente digno de um personagem como o Batman. Mas também gostei muito do Ano Um, pelos pontos citados anteriormente dentre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, será que o fato do batman dar porrada em superman é das coisas que fazem o pessoal endeusar The Dark Knight returns? Hahha. A história é interessante, mas não é uma das minhas preferidas, não consigo ver tanta coisa nela como a maioria das pessoas. Já ano um, eu coloco como uma das minhas preferidas, adoro a história e o a animação lançada é muito boa também, bem parecida com os quadrinhos em vários aspectos, e vale a pena dar uma olhada também.

      Excluir
    2. Provavelmente a luta contra o superman é um dos fatos realmente fortes na história :), mas também mostra o verdadeiro herói que o Batman é, pois que outro herói voltaria a lutar a àquela altura de sua vida? E ainda mais se não depende de nenhum super poder? Se bem que ele meio que se transforma em outro Batman, um que quer realmente por fim a toda aquela loucura que Gothan havia se transformado. Mas não discordo de você que Ano um é uma ótima história, e vou procurar a animação, até o momento que li seu post não sabia que tinha, ou se sabia tinha esquecido kkkkkkkk.

      Excluir
    3. Bem, The Dark Knight returns tem seus méritos, e a ideia do batman contra o poder instutuido é legal, mas na verdade acho que não gostei do jeito do personagem sabe? Talvez em alguns pontos dele eu não tenho visto o Batman que eu gosto. Batman é foda, mas em certos pontos discordei da sua caracterização. E também da forma de contar a história não achei tão legal assim. Ahhh,quase todo fã de Batman, gosta dessa ideia de Batman bater em Superman. Hhaa.

      Excluir
    4. "deu até vontade de reler a HQ (mas por falta de tempo não posso fazer)"
      Alguns observaram que uma hq é rapidamente consumida. Dependendo da hq você lê em apenas 15 minutos. Outras são lidas em mais de uma hora. E não ha tempo?!

      Excluir
  2. Olá, Cíntia, como vai?

    Desculpa chegar aqui e com um assunto TÃO distante do post, mas queria falar contigo lol.

    Terminei Homeland, enfim, e você estava certa, é uma ótima série, gostei muito de ter me deixado levar e dado mais uma chance, foi uma boa forma de ocupar o tempo.

    MAS... Não faz mesmo o meu estilo, esse tipo de série. Não sei se foi culpa de uma maratona, o que não deixa a mesma emoção de esperar semana após semana e ficar teorizando o que vai acontecer cheio de ansiedade ou se foi realmente por ser um gênero que dificilmente eu assisto.

    Já estou acostumado a lidar com meio milhão de personagens, aí quando uma série é bem dependente de dois ou três, e foca muito neles, uma hora ou outra eu acabo me cansando, e fico achando que tá faltando algum movimento. E eu imagino que você deva achar os episódios 7 e 8, que são praticamente a hora em que o jogo muda completamente, porque até então a gente fica na dúvida, perguntando se Brody é ou não é o soldado convertido, mas pra finalmente responder que ele estava sim envolvido, entre os melhores, não é? Eu quase dormi nos dois, desculpa! =x

    Mas no episódio 5 eu já tava interessado, então segui em frente lol.

    E eu fico feliz que essa é a primeira vez que digo isso: senti pena da Carrie. Eu NUNCA consigo me importar com os mocinhos, mas ela fez com que eu torcesse pra que o Brody se explodisse, mesmo gostando bastante dele também. Queria que ele se explodisse só pra que vissem que ela tava certa, afinal, que ela não era louca, pelo menos pra ver o detestável Estes com cara de bunda e de mãos atadas.

    A série é muito boa, mas se eu tivesse poder sobre o Golden Globe, ela não venceria Game of Thrones... Questão de gosto mesmo, sou o tipo de pessoa que preferiria justas nas Olimpíadas a futebol lol.

    Obrigado pelo incentivo e até a segunda temporada, né? xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spoilers sobre Homeland abaixo----
      Oi gustavo, entendo seu ponto de vista, como disse Homeland não é algo de ação desenfreada, o fio da meada é o psicológico mesmo. Eu gosto assim dessas coisas mais mentais e gosto quando focam em poucos personagens, principalmente se eu gosto deles como é o caso de Homeland. Assim gostei bastante dela e acho que o episódio 7 (the weekend) foi o ponto alto da série, é um episódio com ritmo lento, mas aprofunda os personagens e seus relacionamentos, e esperava que ficasse assim, mas fiquei bem surpresa e no bom sentido, tava lá achando que as seguiriam lentas ( estava gostando do via), Brody e Carrie se envolvendo quando de repente, vem o embate dos dois, tantas coisas reveladas, bem mais que em todo os outros episódio, em cerca de apenas 10 min, aquilo me fez vibrar, foi quase um choque haha , é o meu episódio preferido, mas não gostei assim do 8, achei previsível o final com o Brody, e de certa forma comecei a achar que Homeland teria uma fórmula, de sempre criar essas reviravoltas sabe? Aquele clima de você assistir o episódio todo, esperando qual vai ser a reviravolta do final. E também achei que eles meio que colocaram por terra toda a construção dos personagens do episódio anterior. Isso sem contar, que pelo clima do episódio lá pelos 20 min, eu pensei que teria uma reviravolta e por mais que eu torcesse contra, eu pensei, vai ser revelado que Brody trabalha com os terroristas. Assim nem surpreendente nem do caminho trilhado me agradou. Felizmente nos episódios seguintes ( eu ainda gostei bastante do episódio 11)não acho que a série tenha seguido uma fórmula, e pelos eventos que vi depois, nem desconstruiram o Brody completamente o transformando num enganador de primeira, eu ainda gosto do personagem haha. E fiquei bem viciada mesmo. E por mim eu lhe daria o globo de ouro. Mas gosto é gosto.
      Quanto Got, eu também gostei muito, mas não acho que ele tinha chances reais no globo de ouro. A série foi muito bem produzida é claro, bons personagens, roteiros e atores, mas me faltou aquela coisa, como por exemplo gostar dos principais (gostava do anão e da arya, e só). Faltou aquele personagem apaixonante, sabe, mesmo que não seja o principal, mas para mim tem ter alguém assim, alguém que eu goste muito e torça, por quem eu me ligue e siga, fique triste e feliz por ele. Alguém por quem eu me emocione. Personagens assim, além de tudo normalmente traz indicações nas categorias de atores, pois dão material para grandes atores fazerem algo brilhante. Homeland tinha personagens assim, tem personagens por quem eu torcia muito como Carrie, Brody e as vezes até Saul. Isso considerando as suas qualidades é dos fatos que eu achei que ela merecia o prêmio (além de ser a minha série preferida nesse ano ahaha).
      Continua .....

      Excluir
    2. Got também tem ótimos personagens, mas eu não consegui me sentir tão ligada por nenhum deles.Mas sei lá pode ser uma questão de gosto, eu normalmente não gosto de tramas medievais, por exemplo, não gosto do senhor dos aneis, o filme é muito bem contruído, mas faltou para mim aquele personagem, e o elemento emocional sabe? Não gosto daquilo de batalha atrás de batalha, aqueles homens honrados lutando, e mostrando a sua força de carater, isso não me atrai, e grandes efeitos especiais nem faço muita questão, sou uma pessoa mais ligada nos personagens e tramas que mesmo lentas me façam refletir (não que eu não goste de uma ação mas para mim nunca é o elemento mais importante), tem que emocionar, seja surpresa, susto, pena, tristeza, felicidade ou outra coisa. Dos filmes medievais e de batalhas (rei arthur, senhor dos aneis, ben hur, resgate do soldado ryan, platoon e etc, nao de nenhum desses assim) o único que em lembro de realmente gostar foi um antigo, o Senhor da guerra com Charlon Heston, mas esse é diferente pois os seus personagens não era tão maniqueístas assim, e o motivo da principal batalha era uma mulher, e a paixão de um dos personagens por ela, assim ele tinha o seu lado emotivo, já o filme o senhor dos aneis por exemplo, as mulheres eram tão coadjuvantes e não consegui gostar realmente de nenhuma. Mas eu gostei de Got pois ela tem uma diferença em relação ao senhor dos aneis, tem um pouco mais de emoção e seus personagens e tramas não são maniqueistas como de costume. Assim isso me atraiu, mas mesmo assim não me senti ligada como em Homeland.

      Ahh, sobre comentar aqui nesse post, não tem problema . Qualquer comentário é bem vindo,haha. Ainda mais quando dá uma boa perspectiva e discusão. Mas se quiser na próxima comente no post de Homeland. Ou no post do assunto que quer falar. Eu fiz review dos episódio de homeland, e nem tem tanto tempo assim que saiu a última, e independente do tempo que o post foi escrito eu recebo mensagens sobre os comentários e normalmente respondo,assim não precisa escrever no último post do blog. Ok? Qualquer coisa também pode me procurar nas redes sociais caso tenha alguma. Meu e-mail é cintiana2@gmail.com

      Excluir