Busca no Blog

domingo, 17 de junho de 2012

Viagem da Neve: Ushuaia 2012

Quer aprender espanhol para viagem? Curso de espanhol on line...
Eu resolvi viajar nesse último feriado de Corpus Christi.  Procurei alguns pacotes ,e achei  as viagens nacionais bem caras, dessa forma eu olhei as internacionais e  para minha surpresa elas estavam até mais baratas que as nacionais.  A idéia de ir um para um lugar com neve veio a minha cabeça, junho é o fim do outono, e em alguns lugares do hemisfério sul era possível ter neve, não? No ano passado eu havia viajado para a Patagônia Argentina (no verão), fui até Ushuaia, a cidade do fim do mundo, que é chamada assim por ser a cidade  (ou umas das cidades ) mais ao sul do mundo.  Então pensei:  se não tiver nevando em Ushuaia não estará nevando em lugar nenhum, assim resolvi ir para lá.
Ushuaia fica a cerca de 4900 km da cidade de São Paulo.  Ela é a capital da província da Terra do fogo ,e para chegar lá não encontrei vôos diretos do Brasil (todos faziam conexão em Buenos Aires), mais difícil ainda foi encontrar de Belo Horizonte, dessa forma acabei tendo que fazer 2 conexões, uma no Rio de Janeiro e outra em Buenos Aires.  Considerando que eu dispunha de pouco tempo (só o feriado), pode parecer loucura fazer uma viagem dessas. Mas não me arrependo!  Com certeza valeu a pena!
As complicações começaram no aeroporto em Buenos Aires, ao chegar lá, fui informada que o o meu vôo para Ushuaia teve o horário modificado.  Em vez de 11:40 sairia as 13, se saísse. Estava tendo uma tormenta em Ushuaia, e havia 2 dias que não saiam vôos para lá. Pensei que a minha viagem da neve ia furar. Mas não, as 13 eu estava saindo de Buenos Aires.  Horas depois, estava sobrevoando Ushuaia,  e aconteceu o pouso mais tenso que eu presenciei.  Quando olhávamos pela janela, não se via nada, apenas um ambiente branco. As manobras de pouso demoraram demais, mais de meia hora sobrevoando, e diminuindo a altitude.  Mas o piloto era fera  e conseguiu pousar quase sem turbulência, e com pouco impacto no chão. Claro que ele recebeu uma salva de palmas, né?
 Ao ver o lugar, meus olhos brilharam. Tudo estava branco e lindo. Já havia muita neve lá, bem mais do que eu tinha pensado,  considerando que ainda era outono.   Bem, a maioria dos parques de inverno ainda estavam fechados, e por causa da nevasca não se podia nem entrar em muitos por falta de segurança.  Entretanto, havia alguns passeios, e claro a cidade estava belíssima.  Só de andar por aquelas ruas cheias de neve,  eu senti que estava em outra realidade.  
Na minha primeira manhã em Ushuaia fomos  a um lugar há alguns quilômetros da cidade para andar de trenó puxado por cachorros.  Lá era lindo, com poucas construções, a neve estava limpinha, e em certos pontos a sua altura ultrapassava os meus joelhos. O problema era não ficar atolado, hahaha. 
O passeio com os cachorros foi emocionante, coisa de outro mundo mesmo. E para quem acha que os cachorros ficam aborrecidos em puxar o trenó,  estão enganados. Era só alguém subir que eles ficavam animados, doidos para sair correndo, e os seus treinadores precisavam controlá-los.  
Andei de moto de neve também e foi muito interessante. Eu pilotei de verdade! Haha! O percurso era todo branco, com árvores e morros repletos de neve. Emocionante e belíssimo!
 Ainda durante a tarde, fui ao ringue de patinação no gelo da cidade.  Era um lugar aberto com vista para as montanhas que cercam Ushuaia, uma vista digna dos mais belos cartões postais.  O ringue além de ser muito maior do que aqueles de Shopping , era  bem mais difícil de patinar, menos liso, com mais buracos, e lugares ásperos.  Assim além da beleza, foi uma ótima atividade física.
 Não nevou no segundo dia de passeio em Ushuaia. A neve estava derretendo pela cidade e nós fizemos um passeio chamado 4x4, aonde uma Land Hover iria nos levar em alguns parques, lagos e etc.  Os lugares eram maravilhosos. Montanhas magníficas, estradas, arvores e caminhos cobertos de neve.  Novamente entrei em outro mundo, um que pensei veria somente na TV. Havia montanhas totalmente brancas, outras com muita neve no topo e em volta. E lagos aos pés dela.
Passamos por 2 lagos, o Escondido e o Fagnano (eles tem quilômetros de extensão).  Em uma das paradas no lago Fagnano foi o lugar em que senti mais frio de toda a viagem. O vento trazia uma sensação congelante.  Mas foi emocionante. Passamos por caminhos que não eram percorridos há dias. Havia 3 árvores caídas em pontos diferentes da estrada,  impedindo a passagem, e os homens do passeio colocaram a mão na massa, as serraram e as tiraram do caminho.
Ainda tivemos uma parada em outro ponto do Lago Fagnano para fazer um churrasco argentino,  comemos  e bebemos. E até recebemos a visita de 3 zorros dorados, que é uma animal selvagem, mas provavelmente, com a falta de comida na região, se aproximaram da gente para serem alimentados.
No meu último dia em Ushuaia, voltou a nevar forte.  Pulei e brinque na neve, enfrentei nevascas, foi muito frio, mas ótimo. Ainda havia o medo de não conseguir sair da cidade. Já que devido às condições do tempo seria difícil pousar e decolar o avião. Mas o vôo foi confirmado, e no início da tarde saí de Ushuaia, no maior e melhor avião que já voei ( um Airbus novinho, coisa difícil para Aerolineas Argentinas), só queria andar em aviões assim, hahaha.
 Algumas precauções devem tomadas para quem quer viajar num lugar com neve como Ushuaia. As roupas! Elas devem ser impermeáveis, tanto a calça quanto o casaco que ficam por cima, deve ser de um tecido com não molha. Gorros, cachecóis e luvas também ajudam, e dependendo da espessura da calça e jaqueta impermeáveis, é aconselhável colocar roupas por baixo.  Além disso, há algo também bem importante, as botas tem que ser apropriadas para neve,  impermeáveis( o que exclui botas de couro, pois elas, depois de um tempo ficam molhadas), o calçado tem que cobrir pelo menos até a canela e ser anti-deslizante (há pontos que afundamos na neve de verdade  e ninguém quer molhar o pé naquele frio, né?). Essas roupas são bem caras lá. Então o conselho é comprar aqui, comprar em alguma oferta lá, ou alugar. Há vários lugares que alugam as roupas de inverno em Ushuaia e sai bem mais barato.
Enfim, foi uma viagem maravilhosa, vi neve do jeito de queria, bem perto de mim. Foi emocionante, coisa de outro mundo.  Teve perigos, mas muita recompensa. E se alguém quiser ver neve de verdade, eu realmente aconselho Ushuaia, pode ter azar, e pegar uma época onde os vôos para lá estejam cancelados, ou até mesmo ficar preso na cidade por causa do tempo. Mas no meu caso, tive sorte, e consegui o clima certo para o que eu queria. E tudo foi realmente impressionante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário